Aviso: Estaremos em recesso de 18 de dezembro à 2 de janeiro. Feliz Natal e Boas Festas!

Aviso: Estaremos em recesso de 18 de dezembro à 2 de janeiro. Feliz Natal e Boas Festas!

Blog Faq Helpdesk Livraria
Blog Faq Helpdesk Livraria

Digitalização de acervo


A coleção completa

Já é comum que as publicações científicas tenham seus artigos indexados em bases nacionais e internacionais elevando sua divulgação e alcance. Entretanto, muitas das publicações nacionais possuem apenas uma pequena parte de seu conteúdo indexado dessa forma, deixando grande parte da sua história não acessível ao público.

A Editora Cubo oferece às publicações científicas a possibilidade de possuir seus acervos completos a partir do primeiro volume, de forma digital e, mais importante, pesquisável através de buscas por título, autores, resumo etc. Isto é possível devido a tecnologia de escaneamento rápido e de qualidade, aliada ao reconhecimento ótico de caracteres (OCR). Tecnologias que a Editora Cubo utiliza para criar os arquivos PDF de cada artigo escaneado e criar uma base de dados para uso com nossas ferramentas de busca em cd-rom ou na internet.

Veja um exemplo, clique no link abaixo de um arquivo PDF da Revista de Odontologia da UNESP que teve seu acervo digitalizado.
http://www.revodontolunesp.com.br/files/v22n2/v22n2a07.pdf

Reconhecimento de caracteres (OCR)

Após o escaneamento de todo o conteúdo fornecido as imagens são processadas por um software profissional de reconhecimento ótico de caracteres (OCR).

Formato PDF (Portable Document Format)

O formato PDF desde o seu surgimento se tornou unanimidade entre o meio técnico-científico para divulgação e troca de informações. Utilizamos, para uma maior compatibilidade, a versão 1.4 (compatível com o Acrobat 5.0) e com otimização para visualização pela internet, que permite o arquivo ser visualizado mesmo antes de seu download completo.

Depósito DOI

Após a digitalização e geração dos arquivos PDF do acervo a editora cubo, como um publisher habilitado pela CrossRef, pode realizar o depósito de DOIs para todos os números e artigos ampliando o alcance e garantia de disponibilidade e acesso.

Indexação em base de dados

Com os arquivos escaneados e convertidos para o formato PDF é gerada uma base de dados com todos os trabalhos. Nesta base são inseridas informações pertinentes a cada tipo de trabalho como: título, autores, palavras-chaves, ano da publicação e outras dependendo da necessidade do cliente. Esta base pode vir a compor um cd-rom ou uma página da internet.